sábado, 21 de junho de 2008


sugestões
de Cinema

filmes C


Não gosto mais de filmes cabeça, eles me dão dor de cabeça. Aliás, me divirto pensando na época em que a gente se consumia em noites de discussão, litros de vodka e rios de tinta, fora os mal entendidos e inimizades no caminho. Tudo para se saber quem tinha entendido esse ou aquele filme. Já na época, às vezes, eu me pegava pensando que não tinha gostado tanto assim e se aquilo tudo valia a pena, mas..., não ia ficar de fora.

Eu também não gosto do Glauber, ou gosto de pouca coisa dele, o cinema novo não me diz muita coisa, mas..., também não aprecio muito bossa nova e outras carioquices, olha que hoje em dia é uma heresia se dizer isso, mas..., não estou preocupado, nem me incomodo com os policiamentos bestas, que vemos com freqüência, mais próprios para Província de São Sebastião do que para uma cidade dita moderna. É só minha opinião e gosto, ninguém precisa se preocupar, porque não vai mudar nada e ninguém vai deixar de ganhar dinheiro com isso.

Minha relação com cinema no assistir é diferente da que eu tenho com o teatro, onde eu não sou humano e automaticamente uma chave liga, e sem querer mesmo, me distancia e me faz observar todos os detalhes criticamente, muito criticamente. No cinema eu relaxo e me emociono e até choro. Vejo tudo e dependendo do dia, o DVD de uma boa comédia romântica cai bem. Só não gosto dos chamados filmes de ação, dão muito trabalho de assistir e às vezes, tanta ação, estraga o que seria uma boa idéia. Parecem até com as montagens modernas de Shakespeare, onde o diretor sente necessidade de colocar ação, quando o principal é o texto. Talvez não seja culpa dele, a TV vem nivelando tudo por baixo, a preocupação em não deixar o expectador pensar, criar imagens, imaginar, escolher e a rapidez na edição das cenas, dentre outras coisas comerciais, se tornou essencial e o publico desaprendeu a ler teatro.

Voltando ao cinema, é claro que tenho alguns critérios e sei quando estou vendo um bom roteiro, uma história bem contada, uma edição bem feita, convenções bem estabelecidas, personagens críveis, essas coisas. Mas gosto de inteligência num filme, de ver seres humanos se movendo na tela, seus dramas diários, idiossincrasias, suas visões de mundo, seu humor, sua noção de eternidade e humanidade.

A idéia é sugerir filmes em DVD, já vi incontáveis e vou me lembrando aos poucos, então resolvi começar pelos que estou vendo agora. A série chama Filmes C, que tanto pode ser, para alguns, o que se entende por filmes C, mas pensei mesmo foi em filmes Chico. Quem sabe as outras portas se animem e façam o mesmo com suas formações e visões diferentes de cinema, seria muito bom.

Aqui vai o primeiro:








Gente linda e comum. Vida pulsando alegre e triste. Contradições.
Crueldade. Paixão e Compaixão. Esperanças. Vida. Bom filme.

Nenhum comentário: