Estudou no Instituto Dramático Musical da Filarmônica de Moscou. Concluído os estudos e formando-se ator, ingressa no recém fundado Teatro de Arte de Moscou – TAM. de Nemirovich Danchenko e Constantin Stanislavski. Entre 1898 e 1902 participa do Teatro de Arte de Moscou, como um dos principais atores da companhia. Em 1905 dirige por um ano o Estudio de Teatro, um anexo TAM, a convite do próprio Stanislavsky. Danchenko e Stanislavski haviam criado o TAM tentando escapar ao tradicionalismo teatral de então, aos clichês repetitivos e enfadonhos da época, mas Meyerhold seguiria um caminho diferente, abandonou o teatro de Stanislavski e para não deixar dúvidas, anuncia os seus pontos de discordância - A obsessão desmedida pela exatidão, o realismo explicitado na ênfase aos detalhes e um tipo de interpretação que estimulava a identificação do ator com a personagem eram paradigmas cultuados na Companhia que não satisfaziam Meyerhold.
“O ator sobre a cena é como um escultor frente a um pedaço de argila: deve reproduzir em forma sensível, como o escultor, os impulsos e as emoções de sua própria alma. O material do pianista está representado pelos sons de seu instrumento, o do cantor por sua voz, o do ator por seu corpo, a fala, a mímica, os gestos. A obra interpretada pelo ator representa a forma de sua criação”.
Adaptando as idéias produtivistas de Frederick Taylor, a teoria de reflexos condicionados de Ivan Pavlov e os estudos das relações sobre o corpo e as emoções de Willian James, desenvolve a Biomecânica, conjunto de exercícios básicos que ajudam o ator a exercer maior controle sobre o seu corpo em situações dramáticas. A Biomecânica trabalha o vocabulário físico-gestual de modo a assegurar ao ator pleno domínio do que expressa. Envereda também pelo estudo das ações físicas (elemento do método de Stanislavski) com o propósito de decompor cada movimento, possibilitando uma melhor análise dos seus significados e uma leveza e clareza de expressividade, era um recurso que, de maneira genérica, transformava o corpo do ator em uma ferramenta, um títere a serviço da mente. As atuações pelo método da biomecânica possuíam movimentos amplos, exagerados (mas não supérfluos) e tensos, incrivelmente tensos. A capacidade comunicativa dos gestos e expressões, ou seja, a linguagem corporal, dentro da biomecânica, subjuga a linguagem oral. Dentro da biomecânica o cinético e o estático têm valores semelhantes, tal qual nos teatros populares nipônicos e o corpo do ator é entendido como mais um objeto de cena, portanto sua disposição em relação ao cenário tem importante papel como elemento de comunicação visual. Por essas razões, outros elementos típicos do teatro de Meyerhold, como a iluminação, cenário e figurino estilizados e antinaturalistas são essenciais para o perfeito funcionamento da biomecânica. O cineasta, ex-aluno e amigo de Meyerhold, Sergei Eisenstein, utilizou a técnica da biomecânica em seus filmes Ivan, o Terrível Parte I e Ivan, o Terrível Parte II.
Com a Revolução Russa de 1917, Meyerhold rapidamente se junta ao Partido e em 1920, nos primeiros anos comunistas, Meyerhold encena várias produções notáveis incluindo a primeira produção de Mistério Bufo de Mayakovsky (1918), comemorando o primeiro ano da revolução soviética. Tendo como ponto de partida o materialismo dialético, realiza um teatro de propaganda política, bem ao sabor da nova ordem burocrática, mas compreende que este tipo de teatro panfletário não era o que buscava. No começo de 1922, Meyerhold encena várias produções construtivistas famosas, incluindo O Cornudo Magnífico de Fernand Crommelynk e A Morte de Tarelkin de Alexander Sukhovo-Kobylin. Em 1923, ja com sua própria trupe em Moscou, encenou produções inovadoras de clássicos e novos trabalhos. Talvez as mais conhecidas dessas produções foram The Mandate de Nikolai Erdman (1925), Almas Mortas de Nikolai Gogol (1926), e O Percevejo de Vladimir Mayakovsky (1929), quando respondendo às provocações e críticas dos porta-vozes do Kremlin argumenta que a finalidade maior do espetáculo foi “flagelar os vícios de nossos dias” e que Maiakovski “nos faz refletir sobre muitos problemas que já pareciam resolvidos”.
Com a Revolução Russa de 1917, Meyerhold rapidamente se junta ao Partido e em 1920, nos primeiros anos comunistas, Meyerhold encena várias produções notáveis incluindo a primeira produção de Mistério Bufo de Mayakovsky (1918), comemorando o primeiro ano da revolução soviética. Tendo como ponto de partida o materialismo dialético, realiza um teatro de propaganda política, bem ao sabor da nova ordem burocrática, mas compreende que este tipo de teatro panfletário não era o que buscava. No começo de 1922, Meyerhold encena várias produções construtivistas famosas, incluindo O Cornudo Magnífico de Fernand Crommelynk e A Morte de Tarelkin de Alexander Sukhovo-Kobylin. Em 1923, ja com sua própria trupe em Moscou, encenou produções inovadoras de clássicos e novos trabalhos. Talvez as mais conhecidas dessas produções foram The Mandate de Nikolai Erdman (1925), Almas Mortas de Nikolai Gogol (1926), e O Percevejo de Vladimir Mayakovsky (1929), quando respondendo às provocações e críticas dos porta-vozes do Kremlin argumenta que a finalidade maior do espetáculo foi “flagelar os vícios de nossos dias” e que Maiakovski “nos faz refletir sobre muitos problemas que já pareciam resolvidos”.
Encenações de Meyerhold
Em meados da década de 30, as implacáveis experimentações de Meyerhold já não eram mais convenientes. Seu teatro foi árduamente criticado e é fechado em 1938.
A burocracia bolchevique condena no dramaturgo a criatividade sem limites e a preponderância do experimentalismo sobre o componente ideológico, o acusam e a sua vanguarda artística de priorizar a forma em detrimento dos conteúdos revolucionários. Daí em diante a opressão do Estado, exercida de forma sistemática e onipresente levam muitos, inclusive Maiakovski ao suicídio. Meyerhold tem um destino diferente, após ser submetido à intensa tortura física e psicológica, é executado. Neste período da história soviética, mais de 1500 artistas foram submetidos ao mesmo brutal ritual estalinista de seleção cultural. Meyerhold foi preso em 1939 e assassinado a tiros na prisão em 1940.
Ao executar Meyerhold, a burocracia comunista desejava liquidar muito mais que o homem, seus sonhos e suas realizações. Não conseguiu. A Biomecânica tem influenciado de forma decisiva o teatro contemporâneo. Suas pesquisas sobre o teatro popular, sobre a arte mambembe, suas buscas por um ator que experimente e vivencie ao mesmo tempo, consciência crítica e plasticidade corporal, ajudaram a compor as bases de muitos outras teorias teatrais que ao longo das ultimas décadas constituem o nosso teatro. Meyerhold se manteve vivo através do teatro de Brecht, de Grotowisk e muitos outros mundo afora.
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