quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Casarios de Niterói – Parte I

A arquitetura sofreu grandes transformações no século XIX e XX. Um dos modelos arquitetônicos mais marcantes na sociedade ocidental é o Neoclássico, que nasceu em fins do séc. XVIII. Podemos encontrar exemplos, literalmente, no mundo todo.

Atualmente a arquitetura está mais uma vez se apropriando de referências do passado, como ocorreu com o Neoclássico. A nova arquitetura que até pouco tempo foi chamada de Pós-Moderna procura unir um conceito do novo com as formas dos modelos arquitetônicos antigos. Observando as novas construções é comum encontrarmos frontões e colunas gregas; rosácea gótica; e mesmo detalhes primitivos. Tudo simplificado pelas linhas do Moderno.

A arquitetura contemporânea é bem interessante com sua busca pela simplicidade e a funcionalidade dos espaços. É mesmo revolucionária. Mas creio que ouve uma perda... Sempre há.

No Neoclássico havia uma riqueza de detalhes que apenas uma construção “artesanal” é capaz de abrigar. Eram pequenos ornamentos que criavam uma identidade viva na construção que hoje não se vê mais.

Há muito tempo que venho colecionando fotos de fachadas e ornamentos arquitetônicos. São casarios, igrejas e prédios diversos. Assim, passo a postar no 4 PORTAS NA MESA uma parte dessa coleção. Um antigo projeto: Casarios de Niterói. Um resgate dos poucos casarios restantes no estilo Neoclássico dos primeiros anos do século XX.
Casarios do Bairro da Boa Viagem
Niterói, RJ
Brasil
Foto: Herbert Macário
51907_ 089

Foto: Herbert Macário
51907_ 092


Foto: Herbert Macário
51907_ 094

Foto: Herbert Macário
51907_ 095

Foto: Herbert Macário
51907_ 097

Nenhum comentário: