sexta-feira, 23 de maio de 2008

Criaturas


Se prestarmos bem atenção, vamos descobrir que ainda estamos cercados por estes seres descritos aí abaixo. Eu sinceramente acredito que estas criaturas ainda estão entre nós... É só assistir a alguns noticiarios de TV ou ler alguns jornais com atenção, que vocês podem identifica-los. Talvez eles estejam um pouco mais fashions.
Mapa-mundi (a direita, o cefalópode na terra incógnita) Beato de Burgos de Osma – Século VIII

“E eis portanto, os Faunos; os Acéfalos, com olhos nos ombros e dois buracos no peito fazendo as vezes de nariz e boca; os Andróginos, com uma só mama e ambos os órgão genitais; os Artabantes que andam pronos como ovelhas; os Astômatos que à guisa de boca têm apenas um furinho e nutrem-se com um canudo; os Astomoros, sem boca, que se nutrem apenas de cheiros; os Bicéfalos; os Blemos, sem cabeça e com olhos e boca no peito; os Centauros; os Unicórnios; as Quimeras, bestas triformes com cabeça de leão, a parte posterior de dragão e a mediana de cabra; os Ciclopes; os

Cinocéfalos com cabeça de cachorro, mulheres com dentes de javali, cabelo até os pés e rabo de vaca; os Grifões com o corpo de águia na frente e de leão atrás; os Ponchos com as pernas rígidas sem joelhos, cascos de cavalo e falo no peito; outros seres com o lábio inferior tão grande que quando dormem cobrem com ele a cabeça; a Leucrococa de corpo de asno, traseira de cervo, peito e coxas de leão, pés de cavalos, um corno bifurcado, boca talhada até as orelhas da qual sai uma voz quase humana e em lugar dos dentes um só osso; a Mantícora, com três fileiras de dentes, corpo de leão, cauda de escorpião, olhos azuis, carnação cor de sangue, sibilar de serpentes; os Panócios, com orelhas que caem até os joelhos; os Fítios com pescoços longuíssimos, pés compridos e braços que parecem serrar; os Pigmeus, sempre em luta com os grous, altos três palmos, que vivem sete anos no máximo e casam-se e reproduzem-se aos seis meses; os Sátiros de nariz adunco, com chifres e a parte inferior caprina; serpentes com uma crista na cabeça e que caminham sobre pernas, com a goela aberta gotejante de veneno; ratos grandes como lebreiros, capturados por mastins, pois os gatos não conseguem pegá-los; homens que caminham com as mãos; homens que caminham sobre os joelhos e tem oito dedos em cada pé; homens com dois olhos na frente e dois atrás; homens com testículos que chegam aos joelhos; Cefalópodes, com uma só perna, com a qual correm velocíssimo e que esticam para cima quando vão repousar, para ficar à sombra de seu grandíssimo e único pé.” Umberto Eco


Faunos
Os Faunos, nascem hoje em dia, dos vermes que se formam entre a cortiça e a polpa de madeira das árvores; depois arrastam-se até o terreno, criam assas e enfim, perdem-nas. Então transformam-se em homens selvagens: e é sobre estes que os poetas compuseram tantos versos.

Andróginos
É uma raça bissexuada, que tem o seio direito de homem para trabalhar sem incômodo, e o esquerdo feminino para poder aleitar os neonatos. Segundo alguns copulariam entre si alternadamente, conseguindo assim reproduzir-se.

Astomoros
Homens desprovidos da boca, contrariamente a todos os outros, e não poderiam, portanto, comer nada: segundo testemunhas, aliás, mantêm-se em vida apenas respirando através das narinas.



Cinocéfalos
São seres com cabeça de cão, que não conseguem dizer uma só palavra sem que se interrompam a latir, misturando assim latidos e discurso.

Pigmeus
Raça de homens sombrios. Têm alguns poucos cúbitos de altura e dizem que são obrigados a fazer, juntos, a guerra.

Cefalópodes
Raça de homens que são chamados assim, na medida em que se protegem dos raios ardentes do sol estendendo-se supinos à sombra dos próprios pés. São velocíssimos, e têm um só pé e uma só perna; os joelhos, rígidos nas juntas, já não se dobram por nada.

Texto anônimo
(século VIII)
Liber Monstrorum

3 comentários:

Herbert Macário disse...

Desenvolva... Faltou um de seus brilhantes comentários!

A leitura me remeteu a adolescência, época em que estudava com afinco os tratados de ufologia e suas descrição de Ets!

Também me lembrou o filme “Corpo Fechado”. Nele também buscava a verdade oculta nas lendas antigas e nos gibis.
Acho que você não gostou desse filme... não é?

Chico Expedito disse...

Amigo hebert
Não achei que fosse necessário desenvolver... Essa postagem trata apenas da minha estranheza com as pessoas desse mundo. Assim...Uma espécie de constatação.

Herbert Macário disse...

Ahhhh.... era isso que eu queria!
Não havia entendido nada disso. Tinha ficado no ar... com um "e daí?!" estampado na cara.