terça-feira, 22 de julho de 2008

Planeta Terra

reflexões

Planeta Terra





MusicPlaylist





« O Universo do divino Aristóteles, com suas esferas misticamente musicais e as suas abobodas de cristal e os movimentos circulares de seus corpos e o angulo obliquo do trajéto solar e os mistérios da tabela dos satélites e a riqueza estelar do catalogo da calota austral e a arquitetura iluminada do globo celeste, forma uma construção de tal ordem e beleza, que deveríamos hesitar muito antes de perturbar essa harmonia. »


« As cidades são estreitas e as cabeças também. Supertição e peste. Mas o que se diz agora é que tudo se move. Logo a humanidade terá uma idéia clara de sua casa.
Muros e cascas, tudo parado. Há dois mil anos a humanidade acredita que o sol e as estrelas do céu giram em torno da terra. O papa, os cardeais, os príncipes, os sábios, capitães, donos de terra, comerciantes, peixeiras e crianças de escola, todos achando que estão imóveis nessa bola de cristal. Mas agora nós vamos sair para uma grande viagem. Porque o tempo antigo acabou e começou o tempo novo. Onde a fé teve mil anos de assento, sentou-se agora a dúvida. »



« Eu não sou uma coisa qualquer, numa estrelazinha qualquer, girando por aí, ninguém sabe até quando. Eu piso terra firme, a terra está em repouso, é o centro do universo, eu estou no centro, e o olho do criador repousa em mim, somente em mim. Os astros e o sol magestoso giram em torno de mim, fixados em oito esferas de cristal ; foram criados para iluminar a mim, para que Deus me veja. É irrefutavel, portanto, que tudo depende de mim, o homem, o esforço de Deus, a criatura central, a imagem de Deus imperecivel... »

Fala Galileu

« A verdade é filha do tempo não da autoridade. »
« Hoje, dez de janeiro de l610, a humanidade registra em seu diario : aboliu-se o céu. »
« Mesmo os filhos das peixeiras quererão ir a escola, eles gostarão de uma astronomia em que a terra também se mova, como as nossas caravelas, sem amarras e em grande viagem. E a terra rola alegremente em volta do sol, e as mercadoras de peixe, os comerciantes, os príncipes e os cardeais , e mesmo papa rolam com ela. Uma noite bastou para que o universo perdesse o seu ponto central, de modo que agora o centro pode ser qualquer um, ou nenhum. »

« Os senhores do Santo Oficio ficaram chocados com essa imagem do mundo, perto da qual a deles parece uma miniatura. O que os padres temiam é que nesse espaço infinito, talvez fosse facil perder de vista um prelado, ou mesmo um cardeal. O próprio papa talvez caisse fora das vista do senhor. »


Começo do anoitecer de um dia qualquer no Brasil

Anoitecer na América do Norte

Estreito de Gibraltar

Islândia


Mar Vermelho

Independente das opiniões passadas, presentes e futuras, ela é linda e toda ela é nossa responsabilidade.



Imagens : além virtual
Trilha musical : Denis leão
Textos entre aspas : Trechos da peça Galileu Galilei de Bertolt Brecht

Nenhum comentário: