quinta-feira, 31 de julho de 2008

Fractais

além virtual






MusicPlaylist


Fractais



Como entender um Fractal

Fractal (do latim fractus, fração, quebrado) Figuras da geometria não Euclidiana. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas pela geometria clássica e são aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador)

Estruturas de grande complexidade e beleza, fractais são formas geométricas que repetem um mesmo padrão, com suaves e constantes variações. Podem ser identificadas no dia a dia. Os fractais naturais estão à nossa volta, basta observarmos as nuvens, as montanhas, os rios e seus afluentes, os sistemas de vasos sanguíneos, os feixes nervosos, etc. Por serem ligadas ás formas da natureza, oferecem explicações para o desenvolvimento da vida e da compreensão do universo.






O termo foi cunhado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.






São imagens abstratas que possuem o caráter de onipresença, por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte. Ou seja: cada partícula possui dentro de si a totalidade, o Universo.

Chico Expedito
Denis Leão
Fonte
Wikipédia, a enciclopédia livre e outros

2 comentários:

Herbert Macário disse...

Amigos,
Adorei as fotos e a reflexão
A prova que a matemática também pode ser metafísica
E, como sempre, Denis, nosso produtor musical, continua inspirado...
Abração!

Anônimo disse...

Professor Chico
Estou acompanhando o Blog com interesse, falou que era pra comentar, vou comentar a vontade, pode ser que esteja até a vontade demais.
Li a postagem sobre os Fractais, legal... Quer dizer, não sei se entendi muito bem. Pelo que eu percebi já se trabalha com isso em caráter cientifico. Interessante... Mas o que me chamou atenção mesmo, é que no texto de vocês, principalmente no final, vocês deram um tratamento quase místico ao assunto, aí acho esquisito. Estou meio de saco cheio porque hoje em dia existe uma tendência de se mistificar alguns assuntos, principalmente aqueles que a gente não entende muito bem ou que são inalcançáveis para nós, (pensando bem sempre foi assim). Tenho pra mim que isso tira a dimensão real e até a possível seriedade da coisa tratada e o máximo que se consegue é deixar o texto mais “atraente”. Tem muito disso por aí hoje em dia.
Fiquei pensando se foi você que escreveu o texto. Se foi me desculpe, mas eu estou lhe desconhecendo. Aliás, li suas outras postagens e estou achando você meio mudado. Que eu me lembre você não era assim tão “elegante” na minha época.
Pensei em comentar as suas reflexões mais antigas, mas a essa altura, depois de tanto tempo, ficou meio fora de hora, ninguém vai ler mais né? Fico esperando outras, estou atento e gostando.
Reparei que tem uma das portas que não abre nem fecha. Não posta nada. Qual é? Aliás, vocês demoram a postar.
Outra coisa, o Herbert Mácario é aquele que eu conheci no começo do curso no SENAC? Se for ou se não for também, dê os parabéns e um abração nele.
O Denis Leão, eu sei, é aquele fotografo de Brasília. Maravilha de musicas, só tem coisa boa. Ele tem umas fotografias muito boas também. Ele agora virou músico?
Até a próxima e grande abraço.
João Nilo