Ela descobriu uma poesia e preparou um texto para enviar por e-mail para todos os seus amigos. Tanto o texto de Lígia quanto a poesia são tão bonitos que não resisti, abri a 5ª Porta para ela e Machado.
Denis
"Hoje, 29 de setembro de 2008, é o centenário da morte de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Fundador da Academia Brasileira de Letras e primeiro presidente daquela Casa, sua importância para a literatura nacional é tão grande que 2008 foi instituído como “Ano Nacional de Machado de Assis”, com comemorações por todo o país e, até, pelo mundo afora. Sim, pelo mundo afora, pois Machado é universal!
Como disse Tolstoi, "Se queres ser universal fala da tua aldeia". E foi isso que Machado de Assis fez. Carioca típico, mulato de origem humilde, filho de um operário e uma lavadeira, neto de escravos libertos, autodidata... Machado amou e retratou o Rio de Janeiro em seus romances, contos, peças de teatro. E mesmo sem nunca ter saído desta cidade durante toda sua vida, a literatura de Machado é universal.
E eu, orgulhosa e apaixonada carioca, moradora do Edifício Machado de Assis, na Rua Machado de Assis, próxima ao Largo do Machado (que, aliás, não tem nada a ver com o escritor), não poderia deixar de falar dele neste dia.
Mesmo não sendo leitora voraz de seus livros, é impossível não me identificar com a fina ironia e a irreverência de Machado. Impossível não simpatizar com suas famosas personagens femininas. Iaiá, Helena, Capitu... Mulheres misteriosas, complexas e principalmente, imperfeitas, como eu. Ah, Capitu! “Nosso totem tabu/ A mulher em milhares... Feminino com arte/A traição atraente/Um capítulo à parte/Quase vírus ardente... Capitu ”*
Então, neste dia de Machado, brindo meus amigos com um poema de Assis. Meus amigos próximos e distantes, amigos novos e antigos, amigos que falo todos ou quase todos os dias e aqueles que não tenho muito contato. A todos os queridos, especiais e benditos amigos..."
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!”
![]()
Um grande beijo
Lígia
“Rio de Machado”, 29/09/08
*citação da música "Capitu" de Luiz Tattit






























+-+C%C3%B3pia.jpg)

Fernando sempre foi respeitado como ator, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão, e comemorado por todos. Dispensa maiores comentário, Foi GRANDE e ponto.
