sexta-feira, 3 de julho de 2009

Um mundo grande...



Caro Chico,
Creio que autor estava fazendo apenas um alerta e usando as palavras de Churchill para dar ainda mais ênfase. Em nosso micro universo até concordo com você, não está tão ruim assim. Claro, podia estar muito, muito, melhor.

Pensando melhor nestas questões, vou além: Falta educação em vários níveis, não é apenas escola. Não é apenas cultura, no sentido da informação. Falta uma questão ética que creio ser um estado natural do homem moderno. Se não ativo em todos, latente na maioria. Faltam valores mais profundos. Valores que o consumo desenfreado e a criada necessidade infindável de ter coisas ajudam ainda mais a corromper o espírito frágil do ser.

Por outro lado, eu sim, levo aquelas palavras mais a sério. Fico pensando se democracia é realmente um caminho sadio para nossa espécie. E não me julgue mal, eu mesmo amo minha independência, minha liberdade... Provavelmente não viveria em outra forma de governo, mas para a humanidade parece uma criança mimada. A liberdade pode ser altamente destrutiva quando sem controle. Se fosse possível começar tudo de novo talvez pudéssemos encontrar um caminho diferente.
Democracia só pode funcionar plenamente numa sociedade madura, adulta e consciente de seus deveres. As escolhas geralmente são individuais não coletivas. E nós estamos longe de atingir a maturidade como espécie. Quando não são a pessoas, são os governos que agem de forma “individualista”. Para aprimorar a democracia, de forma responsável, é uma ação em nível intimo... consciente... que deve transbordar o espaço pessoal. Hoje, a consciência é difícil. Ela extrapola a ética, pois de fato não temos tempo para reflexão. Agimos num sistema que não permite mudanças. Consumir é preciso para existir...
Assim a única conclusão que posso chegar é que precisamos de mais tempo em nosso cotidiano para exercitar a consciência. Precisamos de espaço. Precisamos mais disciplina e paciência para ensinar. Proteger o próximo e educar tinha que ser um mantra universal. O mundo é grande e desigual.
Abraço forte
Herbert

Um comentário:

Chico Expedito disse...

..."uma sociedade madura, adulta e consciente dos seus deveres"... Não nasce pronta, pensemos então qual o melhor meio de chegar a ela, com liberdade ou não?
Ações em "nivel intimo... e consciencia... e ética... e consumo desenfreado"... Isso se aprende ou se desaprende através da cultura e da educação. Vale a mesma pergunta de cima... Conseguimos isso em um sistema que pratique a liberdade ou não?
Você acha que outro sistema conhecido nos dê mais condições que a Democracia para nos aprimorarmos?
É claro que sempre ha loucos por aí,
em todos os sistemas, mais os dos totalitários são mais perigosos, vide a Coreia do Sul ou mesmo a Venezuela.