quinta-feira, 2 de julho de 2009

Opinião

Sobre a DEMOCRACIA





Viajamos em caminhos complicados...
È difícil discordar totalmente do autor... Mas, não creio que as coisas ainda estejam e sejam assim.
Na Grécia Antiga, como bom pesquisador, ele deveria levar em conta o contexto da época. Por mais chocante que possa ser hoje a informação de escravos e mulheres não terem direito a voto, a Democracia instituída ali, foi um avanço diante de todo sistema religioso, social, político com seus conceito, crenças e principalmente do que era praticado nas regiões em volta e no resto do mundo conhecido.
Voltando aos dias de hoje, repito, não acho que as coisas continuem assim. Em grande parte do país as informações chegam e são discutidas. Em vez da ignorância em relação ao voto, sinto até uma sensação de revolta e indignação, tanto no campo, cidades do interior e mais ainda nas periferias das cidades. Acho que faz tempo que o povo deixou de ser bobo, se é que foi um dia.
Nos lugares aonde existem “currais”, uma mínima parte dos votantes vendem seus votos de “caso pensado”. Na sua grande maioria, são enganados e iludidos. Neste caso, o demérito sem sombra de dúvida, é dos políticos, “testas de ferro” e “cabos eleitorais” envolvidos, estes sim são corruptos e prostituídos. Aliás, acho até que se deveria deixar de lado e em paz as prostitutas (tos), eles não merecem essa comparação.
Também é claro, devemos levar em conta falta de educação formal e a dificuldade da distribuição de informações que ainda assola nosso país. A manutenção da ignorância, a falta de interesse na mudança... Aí sim, me parece, que é de “caso pensado” por parte dos nossos governantes.
A Democracia, acho, é mais rica que isso, tem mais faces e tem que ser analisada na sua totalidade, pode ser aprimorada, pode ser mais responsável, mais humana, mais social.
Fiquei aqui pensando o que queria dizer, o que propunha de fato o autor do artigo, não sei se entendi.
Concordo, “dos males, vamos ficar com o menor”.
Ah sim! Eu acho que o povo toma banho.

Chico Expedito

Nenhum comentário: