domingo, 22 de maio de 2011

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A turma do 4 Portas resolveu dar uma reanimada no Blog, para isso resolveu que a cada mês estabeleceríamos temas e que cada um de nós faria pelo menos uma postagem sobre esse tema.
O primeiro, como não poderia deixar de ser, foi à cidade do Rio do Janeiro, era de se esperar já que todos nós vivemos, trabalhamos e ainda sonhamos nessa e com essa cidade.
Pegando carona na última postagem “Bem-vindos à Idade Média”, lembrei então de uma linda exposição que vi no Centro Cultural da Justiça Federal. Uma série de desenhos da cidade feitos por um artista francês, Thomas Henriot. São desenhos em preto e branco.
O que a Idade Média, Rio de Janeiro e desenhos em preto e branco tem em comum? Eu explico, ou melhor, eu sinto. Não é nosso privilégio, como vimos na última postagem, mas consigo identificar vários pontos entre o Rio de Janeiro atual e a Idade Média... Alguma ou muita crueldade no ar, crenças obscuras, mitos injustificáveis... Só aí temos assunto para várias postagens. Por enquanto, fico com os desenhos do Francês, eles são lindos como o Rio, cheios de luz, mas mesmo assim e infelizmente, prenhes de sombra e com muitos pontos em cinza.
O Rio de Janeiro é o nosso tema de maio, mas no 4 Portas não poderia ser diferente, o nosso maio vai até meados de junho.
Foto da exposição no Rio





















Thomas Henriot

Trabalhando na Cinelândia, centro do Rio



Thomas Henriot é um Francês viajante. Sua obra artística é impactante. Trabalha com nanquim em rolos de papel chinês. No Brasil já esteve em Recife e Curitiba, mas já desenhou e expôs seus trabalhos em várias cidades pelo mundo.

Um comentário:

Herbert Macário disse...

Muito interessante o trabalho dele. Não conhecia.
E tem um clima meio sombrio.
De certo modo realmente lembra algo medieval...
Por outro lado as imagens me remetem a um fim do mundo... escombros com ausência de homem, uma cidade em ruínas...