quarta-feira, 14 de abril de 2010

Artes Plásticas






Artes Plásticas

A 5ª Porta vai de novo a Sobral

Estes são os convites



São os convites para duas exposições do pintor, profissional da saúde e meu sobrinho, Fabio Solon, em Sobral.
Na época, me pediu para escrever um texto, lhe apresentando e apresentando a sua obra, ou seja, me colocou em uma “saia justa”. Me virei como pude, mas com prazer.
Vão aí algumas obras das duas exposições e o texto que fiz para ele.



Difícil, muito difícil... falar sobre a obra artística de quem a gente gosta.

O Fabio diz que fui um dos responsáveis por essa face dele, agradeço a ele a honra, mas não sou eu.

O Fábio é cheio de faces e esta só estava esperando para se mostrar. Em todas, ele se realiza, e em todas, ele é competente e tinhoso. Elas se equilibram e equilibram a sua vida. Seria bom se todos os profissionais (como ele, que é também um excelente dentista), de todas ou qualquer área, se permitissem a arriscar na mistura das cores, dos sons ou no trabalho criativo com as mãos. Não teria nada demais em o Prefeito tricotar muito bem ou o Secretario da Saúde fazer lindos Biscuits.


Mas, vamos à obra.

Tenho um pouco de implicância com alguns intelectuais, acadêmicos e especialistas de arte em geral, que desenvolveram ao longo do tempo um palavreado elaborado e rebuscado, cheio de frases prontas e bonitas para descreverem a obra de algum artista. Às vezes esse palavreado não resiste a uma análise mais atenta simplesmente porque não dizem rigorosamente nada. Tentarei fugir disso.

Não gosto de colocar uma obra de arte na “camisa de força” de um estilo ou gênero, gosto que a criação seja livre, diversificada e que principalmente, parta da necessidade de um encontro com os outros seres humanos, que provoque identificações, emoções e reflexões. Acho que aí está uma das principais funções da arte.


A arte contemporânea tem várias faces, como o Fabio. Poderia dizer que ele... Trabalha dentro de uma linha figurativa, com fortes conotações simbolistas ou até mesmo surrealistas... Mas, pra mim, ele trabalha com o coração e com a sensibilidade, e é por isso que ele me toca. Lembro que no começo, ele tentou imitar o meu traço, não deu certo. Não deu certo porque ele, muito cedo descobriu que tinha outras coisas para falar, diversas das minhas. Coisas suas... Vejo hoje, com felicidade, que faz isso com uma ternura, uma simplicidade e facilidade comovedoras, e principalmente, com um senso estético cada vez mais elaborado e sofisticado.



Suas pinturas são sentidas em vários níveis, os traços e as cores, que a princípio nos remetem a uma alegria e inocência infantil são só uma aparência. Um pouco da alegria e da inocência se perdem já na tentativa de juntar um título à obra, a música, o conto à imagem. Buscar anjos e mensagens torna-se um trabalho árduo. Existe no seu trabalho, colocada de uma forma amorosa, a crítica, a dúvida, o deboche, a melancolia, a reflexão... Os cortes, justaposições e fragmentos tornam-se então, labirintos. O Fabio nos oferece uma arte que transpassa o primeiro olhar e acaba por nos provocar emoções, simples e profundas, mas principalmente tocantes.
Esse é o Fabio.

Parabéns e viva Fabio, viva família, viva amigos, viva Sobral. Estou com saudades”.

Chico Expedito

Um comentário:

LUDUS disse...

Caramba tio...muito feliz com a postagem!!!
Você tem sido o responsável por tudo isso sim. valeu pela força... Sempre!!!